Campus Barra do Garças
Publicado: 01/02/2024 11h45
Atualizado em: 04/04/2024 10h31
Portal de entrada do Campus Barra do Garças (foto; acervo do Campus)

O Campus Barra do Garças foi criado por meio da Portaria Nº 115 de 29 de janeiro de 2010, publicada no DOU de 01/02/2010, Seção 01, pág. 15. A partir de 2007 o IFMT, as Prefeituras Municipais de Barra do Garças, Aragarças/GO e Pontal do Araguaia/MT e a comunidade dessas cidades inicia discussões no intuito de reconhecimento das possibilidades e das demandas locais para implantação de cursos técnicos e superiores profissionalizantes.

Em 2009, o IFMT recebeu, como resultado dos encontros, o IFMT a estrutura física de uma Escola Agrícola doada pelo Município de Barra do Garças. O terreno total doado ao instituto é de 365.000 m², sendo área construída de 3.053,54 m². Suas edificações foram objeto de readequação a fim de atender as necessidades do novo Campus. A essa área construída somam-se 5.000,00 m² do prédio novo, obra atualmente paralisada. Com a conclusão dessa obra, a área construída total atingirá 8.053,54 m².

As atividades didáticas no Campus Barra do Garças iniciaram-se em 4 abril de 2011. Os primeiros cursos oferecidos foram o Curso Técnico em Controle Ambiental Integrado ao Ensino Médio em período diurno e o Curso Técnico Subsequente em Manutenção e Suporte em Informática no período noturno.

Em razão das obras de adequação dos prédios da antiga Escola Agrícola municipal, as atividades tiveram início em espaço cedido pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Campus Araguaia, em Barra do Garças. Entretanto, em 14 de março de 2012, o Campus do IFMT – Barra do Garças inicia seus trabalhos na antiga Escola Agrícola, já adaptada às necessidades da proposta educacional de educação técnica e tecnológica profissionalizante.

Nesse mesmo ano incluem-se aos cursos já existentes os cursos na modalidade integrada ao Ensino Médio em Técnico Integrado de Informática, Curso Técnico Integrado de Alimentos, Curso Técnico Integrado em Comércio, e na modalidade subsequente – Curso Técnico Subsequente de Secretariado e o Técnico em Manutenção e Suporte em Informática.

A região atendida pelo Campus Barra do Garças, não se remete, apenas, ao Estado de Mato Grosso, haja vista a sua localização entre fronteiras com o Estado de Goiás, segundo dados do IBGE CIDADES (2017), O município de Barra do Garças apresenta população estimada no ano de 2017 em 58.974 habitantes. Porém, as cidades em seu entorno propiciam um leque para as ações educacionais propostas pela Rede de Educação Técnica Profissionalizante a qual o Instituto Federal de Mato Grosso se insere.

Dentre as cidades do entorno, destacam-se, ainda segundo a mesma fonte, as cidades de Pontal do Araguaia (MT) com 5.395 habitantes, Aragarças (GO) com 18.305 habitantes, General Carneiro (MT) com 5.027 habitantes, Torixoréu (MT) com 4.071 habitantes, Araguaiana (MT) com 3.197 habitantes, além de Nova Xavantina (MT) com 19.643 habitantes e Canarana 18.754 habitantes. A última cidade citada, Canarana, é onde o Campus Barra do Garças possui um Centro de Referência e a população desse entorno, considerada pela abrangência do Campus, ultrapassa os 116 mil habitantes.

Perfil do Campus

O Campus atua na oferta de cursos ligados aos eixos tecnológicos de Ambiente e Saúde, Informação e Comunicação, Produção Alimentícia e Gestão e Negócios, oferta Pós Graduação Latu Sensu em Agroecologia e está em fase de redimensionamento de 18 seus eixos tecnológicos. Nesse sentido, o novo PDI do IFMT, com comissão já instituída, apresentará proposta de redefinição e realinhamento de eixos para melhor atender as necessidades da região e às próprias condições de oferta de cursos do Campus.

Veja os cursos ofertados pelo Campus Barra do Garças

Categoria Tags