Planejamento e Captação de Recursos

A Diretoria de Sistêmica de Planejamento é o órgão executivo com atuação sistêmica, responsável por gerenciar, coordenar e acompanhar as atividades de planejamento estratégico institucional, elaboração de projetos para captação de recursos extra orçamentários para atender demandas do IFMT.

Tem por finalidade propor políticas e projetos estratégicos para o desenvolvimento institucional do IFMT, objetivando o atendimento do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), de programas estratégicos e de demandas eventuais de interesse institucional.

Para o cumprimento de sua finalidade poderá atuar frente a órgãos e entidades da administração pública direta e indireta, autárquica ou fundacional de todas as esferas de poder, bem como empresas públicas ou privadas.

Para atendimento das demandas existentes, poderá propor termos de parceria, convênios por meio de fundações de apoio.

Compreende órgãos da DSPLAN: o Escritório de Captação de Recursos, o Escritório de Gerenciamento de Processos e o Escritório de Infraestrutura.

A Diretoria é uma proposta de garantir o planejamento estratégico e o desenvolvimento institucional no eixo estruturante da administração do IFMT, por isso ela se torna uma diretoria sistêmica. A ideia é que essa diretoria execute o acompanhamento do PDI e o planejamento de infraestrutura. Seus principais desafios são:

▪ Articular a captação de recursos extra orçamentários para assegurar os investimentos emergenciais no IFMT, especialmente para execução de obras;

▪ Realizar um planejamento pela busca da equidade na infraestrutura dos campi, especialmente quanto aos equipamentos de permanência estudantil, acessibilidade visual e de locomoção, laboratórios didáticos e tecnológicos, equipamentos de eficiência energética e ações de sustentabilidade ambiental;

A articulação político-institucional para buscar recursos extra-LOA é uma questão emergencial no IFMT, especialmente para pensar nos investimentos. Os investimentos são aqueles recursos que impactam no aumento do patrimônio da instituição, e eles vem sofrendo uma queda vertiginosa nos últimos. Com o advento da Emenda Constitucional – EC 95 que estabeleceu o “teto de gastos públicos” e essa situação tende a ser agravada. 

O orçamento de investimento que em 2014 era de 92 milhões, hoje, em 2020, está fixado em pouco mais de 14 milhões. Isso significa uma redução dramática nos recursos que financiam bibliotecas, aquisições de acervos, equipamentos de laboratório, restaurantes estudantis, quadras poliesportivas, entre outros investimentos fundamentais ao desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão.

O IFMT tem hoje distorções evidentes na infraestrutura dos campi, isso tudo é consequência de uma expansão atravessada por uma crise política e econômica que vem dificultando os investimentos em ações que impactam na melhoria das condições de permanência estudantil.

A correção dessas distorções requer uma atitude de gestão para diagnosticar os problemas, captar os recursos, e definir a prioridade da alocação por meio de amplo debate com a comunidade, respeitando as instâncias colegiadas superiores, como o Consup.

Daí a importância da DSPlan como órgão do planejamento e da articulação necessária para que o IFMT continue se desenvolvendo e apresentando seus resultados à sociedade de Mato Grosso.

Diretor
Leone Covari
leone.covari@ifmt.edu.br
(65) 3616-4115
Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/9471103530369016

Técnica em Secretariado:
Jessica Fernanda de Lima Monge
jessica.monge@ifmt.edu.br
(65) 3616-4126/16 

Escritório de Captação de Recursos – ECR

Bibliotecário – Documentalista
Carlos André de Oliveira Câmara
carlos.camara@ifmt.edu.br
(65) 3616-4116

Bibliotecário – Documentalista
Laura Caroline Aoyama de Barros
laura.aoyama@ifmt.edu.br
(65) 3616-4116

Assistente em Administração
Ali Veggi Atala Junior
ali.veggi@ifmt.edu.br
(65) 3616-4116 

Escritório de Gerenciamento de Processos – EGP

Gerente de BPM
Renata Raizel Policarpo
renata.policarpo@ifmt.edu.br
(65) 3616-4126/16 

Escritório de Infraestrutura – EINFRA

Engenheiro Civil:
Fátima Elizabete dos Reis Matias
fatima.matias@ifmt.edu.br
(65) 3616-4124 

Engenheiro Civil:
Dercídio Fava Marchezini
dercidio.marchezini@ifmt.edu.br
(65) 3616-4124 

Engenheiro Eletricista:
José Rodrigues dos Reis
jose.reis@ifmt.edu.br
(65) 3616-4124 

Arquiteto e Urbanista:
Thiago Eduardo Solla Lopez
thiago.lopez@ifmt.edu.br
(65) 3616-4124 

Engenheiro Sanitarista:
Ricardo Augusto Moraes Zaque
ricardo.zaque@ifmt.edu.br
(65) 3616-4124 

Técnica em Edificações:
Luana Morais Teodoro
luana.teodoro@ifmt.edu.br
(65) 3616-4124 

Compete à DSPLAN, de acordo com o Regimento Geral do IFMT:

I. assessorar a Reitoria nas questões inerentes às políticas e diretrizes da área de infraestrutura do IFMT;

II. assessorar o(a) reitor(a) nos assuntos pertinentes à articulação e interlocução com órgãos, entidades e organizações públicas e privadas, visando à captação de recursos para financiamento de projetos de interesse institucional;

III. promover, assessorar e intermediar a captação de recursos junto com os diretores de campus do IFMT;

IV. coordenar as atividades relacionadas ao planejamento, elaboração de projetos, supervisão, fiscalização e orientação quanto à execução e adequação de infraestrutura física no âmbito do IFMT.

V. estudar e propor convênios e parcerias visando ao atendimento das demandas de infraestrutura do IFMT;

VI. gerenciar o banco de projetos e promover a padronização de obras e serviços de infraestrutura no âmbito do IFMT;

VII. promover, apresentar e acompanhar projetos, acordos de cooperação, termos de parceria e convênios voltados para infraestrutura;

VIII. coordenar as atividades relacionadas a fundações de apoio;

IX. formular diagnósticos dos problemas, limitações e potencialidades institucionais;

X. realizar e acompanhar a atualização cadastral dos projetos no âmbito de sua área de atuação;

XI. manter, em conjunto com a Pró-Reitoria de Administração, a compatibilidade entre o Plano Orçamentário Financeiro e os Planos Estratégicos e de Desenvolvimento Institucional; 

XII. estabelecer e monitorar metas físicas e indicadores da sua área de atuação;

XIII. estabelecer metodologias e fluxos de trabalho para padronização de processos e procedimentos de sua área de atuação;

XIV. colaborar na elaboração do Relatório de Gestão Anual e na prestação de contas anual do IFMT, juntamente com as demais unidades administrativas da reitoria;

XV. elaborar e acompanhar a execução do planejamento orçamentário e financeiro dos recursos destinados às ações da diretoria, bem como administrar o patrimônio sob sua responsabilidade;

XVI. Coordenar, monitorar e avaliar o PDI, a fim de definir metas físicas e indicadores, prioridades de desenvolvimento das unidades e implantação de novas Unidades, propondo, quando necessário, ações corretivas;

XVII. planejar, estrategicamente, o dimensionamento, a distribuição e a adequação dos investimentos no âmbito do IFMT, incluindo projetos de alocação de recursos para demandas eventuais de interesse institucional;

XVIII. propor, planejar, articular, implementar e gerenciar programas e projetos voltados para o desenvolvimento do IFMT, articulados e integrados em cooperação mútua com a Reitoria e suas Unidades;

XIX. representar o IFMT em eventos específicos de sua área de competência;

XX. executar outras funções que lhe sejam inerentes ou lhe tenham sido atribuídas.

XXI. revisar, organizar, documentar e publicar os documentos relacionados à sua
área;

XXII. coordenar, em conjunto com demais áreas da reitoria, o Programa de Gestão por Resultados (PGR).

ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

Ao Diretor Sistêmico de Planejamento e Captação de Recursos.

  • Assessorar os campi, campi avançados, centros de referência, a Extensão, os núcleos e polos com vistas ao desenvolvimento institucional;
  • Coordenar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI;
  • Coordenar, monitorar e avaliar o PDI, propondo ações corretivas;
  • Propor políticas e projetos estratégicos de atuação e alternativas organizacionais, visando ao constante aperfeiçoamento da gestão do Instituto;
  • Autorizar via SCDP propostas de viagens a trabalho e em capacitação da equipe DSPLAN;
  • Realizar a gestão patrimonial da DSPLAN;
  • Representar o IFMT junto ao fórum de dirigentes de desenvolvimento do CONIF;
  • Executar outras funções que lhe sejam inerentes ou lhe tenham sido atribuídas; 

Ao Técnico em Secretariado:

  • Estruturar e dar suporte às atividades administrativas da Diretoria;
  • Assessorar o Diretor nas rotinas administrativas;
  • Auxiliar nas atividades de Planejamento Estratégico da DSPLAN e das demais unidades do IFMT;
  • Monitorar e avaliar as ferramentas de gestão da DSPLAN e do IFMT;
  • Auxiliar na elaboração de relatórios e manuais da DSPLAN;
  • Atualizar e alimentar o sítio da DSPLAN;
  • Assessorar no Gerenciamento do Escritório de Processos EGP/IFMT;
  • Contribuir para consolidação da Gestão por Processos do IFMT. 
  • Organizar e preparar os documentos para envio pelo correio (Carta ou PAC ou Sedex), ou por malotes seguindo a sequência dos Boletins de Remessa;
  • Verificar diariamente, responder, encaminhar e/ou imprimir para despachar a documentação ou informação referente à correspondência eletrônica da DSPLAN;
  • Requisitar veículo oficial e motorista, quando necessário;
  • Cadastrar pedidos de concessão de diárias e passagens junto ao sistema SCDP;
  • Comprar e registrar, no sistema SCDP, as passagens solicitadas pelos servidores da DSPLAN, bem como solucionar problemas referentes à reserva e compra de passagens;
  • Organizar e manter atualizado os arquivos de registro e controle das diárias e passagens, referente ao pagamento/compra, cancelamento, remarcação e reembolso;
  • Executar outras funções que lhe sejam inerentes ou lhe tenham sido atribuídas; 

Ao Escritório de Gerenciamento de Processos (EGP) compete:

I. Definir e manter metodologias, diretrizes, técnicas e ferramentas de apoio para as iniciativas de gestão por processos (padronização, regras e medidas de desempenho);
II. Conduzir atividades de modelagem de processo;
III. Avaliar periodicamente e gerir o porfólio de processos considerados prioritários para a Instituição e a sua governança;
IV. Utilizar ferramentas de gestão para aperfeiçoar a gestão por processos;
V. Apoiar as unidades do IFMT no acompanhamento e avaliação dos seus processos de trabalho;
VI. Compartilhar e disseminar conhecimentos referentes à gestão por processos;
VII. Orientar as unidades, quando solicitado, quanto à utilização de manuais, normas e procedimentos dos processos de trabalho;
VIII. Manter os registros da documentação de processos de trabalho disponíveis e atualizados;
IX. Sugerir a automação de processos, quando aplicável;
X. Apoiar o Comitê de Governança, Riscos e Controles quanto a priorização dos macroprocessos para o gerenciamento de riscos;
XI. Identificar os macroprocessos finalísticos e de apoio do IFMT, que correspondem às grandes funções da organização e para as quais devem estar voltadas suas unidades internas e descentralizadas;
 

Ao Administrador:

  • Gerenciar o Escritório de Processos – EGP/ IFMT (atividades conforme portaria de criação do EGP no 1.190 de 31/08/2018);
  • Exercer a função de substituição da Diretoria Sistêmica;
  • Montar processos para contratação de cursos in company relacionados a área de atuação da Diretoria, bem como coordenar a realização dos mesmos;
  • Auxiliar no processo de construção, monitoramento e avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI;
  • Participar de comissões no âmbito da reitoria;
  • Elaborar e aplicar a pesquisa de satisfação dos serviços da reitoria;
  • Elaborar Ofícios, memorandos, relatórios entre outros documentos;
  • Auxiliar na elaboração de normativas, diretrizes e orientações relacionadas a sua área de atuação;
  • Auxiliar na elaboração do planejamento do setor (plano de ação anual);
  • Executar outras funções que lhe sejam inerentes ou lhe tenham sido atribuídas; 

Ao Escritório de Infraestrutura (Einfra) compete:

I. Emitir pareceres, laudos, relatórios, avaliações;
II. Responder a solicitações da Procuradoria Federal, auditoria interna e externa quando requisitado;
III. Coordenar o planejamento sobre infraestrutura nas unidades do IFMT;
IV. Elaborar o planejamento estratégico anual do Escritório;
V. Elaborar manuais, diretrizes e normativas internas na área de Infraestrutura;
VI.Prestar suporte técnico aos campi em assuntos de Infraestrutura;
VII. Executar outras funções que lhe sejam inerentes ou lhe tenham sido atribuídas. 

Ao Engenheiro Civil:

  • Vistoria nas obras em andamento;
  • Aferir serviços;
  • Conferir as medições das obras;
  • Verificar erros de projeto durante a execução da obra;
  • Elaborar correções ou mediar correções junto ao autor do projeto;
  • Elaborar Relatório de vistoria da obra;
  • Apoiar no recebimento de obra;
  • Auxiliar no Plano diretor (levantamento, diagnóstico, elaboração) – campi;
  • Acompanhar desenvolvimento de projeto (através de parecer);
  • Auxiliar os campi na elaboração do projeto básico;
  • Elaboração de anteprojetos e projetos;
  • Elaboração de planilha orçamentária;
  • Atualização de preço nas planilhas orçamentárias;
  • Elaboração de cronograma físico financeiro;
  • Elaborar Cálculo do BDI;
  • Orientação técnica nos Campus;
  • Análise de correções de aditivos;
  • Auxiliar os campi nas licitações;
  • Avaliação dos imóveis;
  • Elaboração de laudos;
  • Avaliação técnica de edifícios doados; 

Ao Arquiteto:

  • Aferir serviços;
  • Verificar medições. Total da medição, medições acumuladas;
  • Erros de projeto verificados durante a obra;
  • Elaborar correções ou mediar correções junto ao autor do projeto;
  • Apoiar no recebimento de obra;
  • Plano diretor (levantamento, diagnóstico, elaboração) – campi;
  • Diretrizes conceituais e técnicas de projeto;
  • Elaborar escopo de projetos e reformas;
  • Acompanhar desenvolvimento de projeto (através de parecer);
  • Elaboração de projeto;
  • Reelaboração de layout;
  • Avaliação de edifícios doados;
  • Avaliação de edifícios próprios.

 Ao Estagiário de Arquitetura (quando houver):

  • Auxílio para elaborar correções ou mediar correções junto ao autor do projeto;
  • Auxílio no Plano diretor (levantamento, diagnóstico, elaboração) – campi;
  • Auxílio na elaboração de projeto;
  • Imprimir projetos.
  • Executar outras funções que lhe sejam inerentes ou lhe tenham sido atribuídas. 

Ao Engenheiro Sanitarista:

  • Aferir serviços;
  • Verificar medições. Total da medição, medições acumuladas;
  • Erros de projeto verificados durante a obra;
  • Elaborar correções ou mediar correções junto ao autor do projeto;
  • Apoiar no recebimento de obra;
  • Plano diretor (levantamento, diagnóstico, elaboração) – campi;
  • Diretrizes conceituais e técnicas de projeto;
  • Elaborar escopo de projetos e reformas;
  • Acompanhar desenvolvimento de projeto (através de parecer);
  • Elaboração de projeto;
  • Avaliação de edifícios doados;
  • Avaliação de edifícios próprios. 

Ao Técnico em Edificações:

  • Manter um controle das medições das obras;
  • Alimentação do módulo “Monitoramento das obras” no SIMEC;
  • Auxiliar na elaboração de parecer e relatórios técnicos;
  • Acompanhar o fluxo de entrada e saída de processos do setor;
  • Auxiliar no desenvolvimento de projetos;
  • Atualização de preço nas planilhas orçamentárias;
  • Realização de cotações de preços;
  • Ofícios e Memorando;
  • Cadastrar pedidos de concessão de diárias e passagens junto ao sistema SCDP;
  • Executar outras funções que lhe sejam inerentes ou lhe tenham sido atribuídas. 

Ao Engenheiro Eletricista:

  • Inspeção visual e ensaios dos serviços executados em obras de instalação elétrica predial e SPDA;
  • Assistência nas medições dos serviços executados para pagamento. Medições parciais e finais;
  • Dar suporte técnico na execução dos serviços, de acordo com projeto executivo, durante a obra;
  • Apontar não conformidades tanto na execução dos serviços como no projeto executivo ou mediar correções junto ao autor do projeto;
  • Orientação técnica a gestão administrativa no recebimento da obra;
  • Plano diretor (levantamento, diagnóstico, elaboração) – campi;
  • Diretrizes conceituais e técnicas de projeto;
  • Elaborar escopo de projetos e reformas;
  • Acompanhar o desenvolvimento de projeto (através de parecer);
  • Elaboração de projetos e orçamentos;
  • Orientação técnica a gestão administrativa no tocante ao planejamento de obras e manutenção.

 Ao Estagiário de Engenharia Elétrica (quando houver):

  • Auxílio para elaborar correções ou mediar correções junto ao autor do projeto;
  • Auxílio no Plano diretor (levantamento, diagnóstico, elaboração) – campi;
  • Auxílio na elaboração de projeto e orçamento.
  • Executar outras funções que lhe sejam inerentes ou lhe tenham sido atribuídas. 

Ao Escritório de Captação de Recursos (ECR) compete:

II. assessorar o(a) reitor(a) nos assuntos pertinentes à articulação e interlocução com órgãos, entidades e organizações públicas e privadas, visando à captação de recursos para financiamento de projetos de interesse institucional;
III. promover, assessorar e intermediar a captação de recursos junto com os diretores de campus do IFMT;
V. estudar e propor convênios e parcerias visando ao atendimento das demandas de infraestrutura do IFMT;
VI. gerenciar o banco de projetos e promover a padronização de obras e serviços de infraestrutura no âmbito do IFMT;
VII. promover, apresentar e acompanhar projetos, acordos de cooperação, termos de parceria e convênios voltados para infraestrutura;
VIII. coordenar as atividades relacionadas a fundações de apoio;
IX. formular diagnósticos dos problemas, limitações e potencialidades institucionais;
X. realizar e acompanhar a atualização cadastral dos projetos no âmbito de sua área de atuação;
XII. estabelecer e monitorar metas físicas e indicadores da sua área de atuação;
XIII. estabelecer metodologias e fluxos de trabalho para padronização de processos e procedimentos de sua área de atuação;
XIV. colaborar na elaboração do Relatório de Gestão Anual e na prestação de contas anual do IFMT, juntamente com as demais unidades administrativas da reitoria;

Subsidiariamente, também lhe compete:

XV. elaborar e acompanhar a execução do planejamento orçamentário e financeiro dos recursos destinados às ações da diretoria, bem como administrar o patrimônio sob sua responsabilidade;
XVIII. propor, planejar, articular, implementar e gerenciar programas e projetos voltados para o desenvolvimento do IFMT, articulados e integrados em cooperação mútua com a Reitoria e suas Unidades;
XIX. representar o IFMT em eventos específicos de sua área de competência;
XX. executar outras funções que lhe sejam inerentes ou lhe tenham sido atribuídas.
XXI. revisar, organizar, documentar e publicar os documentos relacionados à sua área.
 

Ao Assistente em Administração:

  • Confeccionar e/ou revisar documentos oficiais a serem encaminhados;
  • Elaborar e auxiliar na elaboração de relatórios e manuais;
  • Receber e encaminhar documentos e processos;
  • Arquivar documentos e processos;
  • Gerenciar documentos, programas e projetos junto a Fundações de Apoio de interesse Institucional.
  • Auxiliar na preparação de processos licitatórios da Diretoria.
  • Executar outras funções que lhe sejam inerentes ou lhe tenham sido atribuídas; 

Bibliotecário Documentalista

  • Elaborar programas e projetos visando a captação de recursos extra orçamentário para o IFMT;
  • Responsabilizar-se pela gerência do ISBN do IFMT;
  • Estudar e pesquisar os documentos internos e as atividades de rotina e documentar, armazenar e disponibilizar fluxos de processos que facilitem a tramitação dos processos desta Diretoria e, subsidiariamente, das demais pró-reitorias e diretorias sistêmicas. 
  • Estudar e mapear demandas internas, mapear parceiros, 
  • Elaborar e propor convênios, contratos, parcerias e outros documentos que possibilitem o envolvimento social do IFMT e o atendimento das demandas dos parceiros. 
  • Documentação e arquivamento de processos visando a prestação de contas. 
  • Estudar e dar suporte aos projetos de infraestrutura demandados pelos campi e demais projetos aprovados nos convênios do IFMT. 
  • Compor o banco de projetos, permitindo pesquisar, reunir, organizar, arquivar e tornar acessível os projetos para consulta. 

*Enquanto estiverem vigorando as normas internas de isolamento em razão da pandemia da COVID-19, os servidores estarão executando suas atividades na maior parte do tempo em trabalho remoto.

ATENDIMENTO GERAL DSPLAN: 8h – 17h

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) vigente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), é um instrumento de política que reflete em seu conteúdo e em sua forma as mudanças ocorridas nos últimos anos, tanto na educação superior brasileira em geral, quanto na realidade do IFMT e da região em que está inserida.

Este PDI objetiva projetar as disposições do IFMT em relação ao futuro coletivamente almejado, sendo: a Missão, a Visão, os Princípios e os Objetivos. Os indicadores e metas aqui delineados guiarão as decisões da gestão, de modo a regular o planejamento e as ações de cada dimensão institucional, considerando a dinamicidade da vida acadêmica e a flexibilidade diante das necessidades emergentes.

 Acesse o documento na íntegra: PDI 2019-2023

Versões anterioresPDI 2014-2018 e PDI 2009-2013


Indicadores de Desempenho do PDI 2019-2023
O monitoramento dos objetivos estratégicos do PDI, é realizado por meio da coleta de dados e cálculo dos indicadores de desempenho anualmente, a visualização dos indicadores com todos os seus dados pode ser realizada por meio do link abaixo:

Painel de Monitoramento dos Indicadores do PDI 2019-2023

A Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável (CPLS), através da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN), disponibiliza aos servidores da Reitoria, no período de 16 a 25.03.2020, as minutas referentes ao Plano de Logística Sustentável do IFMT Reitoria (PLS – IFMT Reitoria) para apresentarem sugestões que colaborem com a construção do PLS – IFMT Reitoria.

As minutas referentes ao PLS – IFMT Reitoria são:

– Minuta do PLS – IFMT Reitoria

– Minuta do PLS – IFMT Reitoria – Diagnóstico 2018 e 2019

– Minuta do PLS – IFMT Reitoria – Relatório de material de consumo 2019

– Minuta do PLS – IFMT Reitoria – Relatório de bens 2019

As dúvidas e sugestões devem ser encaminhadas ao e-mail: pls@ifmt.edu.br até o dia 25/03/2020, mediante o preenchimento do Quadro de sugestões abaixo:

Minuta do PLS – IFMT Reitoria
Minuta do PLS – IFMT Reitoria – Diagnóstico 2018 e 2019
Minuta do PLS – IFMT Reitoria – Relatório de material de consumo 2019
Minuta do PLS – IFMT Reitoria – Relatório de bens 2019
Quadro de sugestões