Administração

*Com os compromissos do Pró-reitor de Administração, Diretores, Chefes de Departamentos,
Coordenadores e demais servidores da Pró-Reitoria

Contatos

– Pró-Reitor de Administração
  João Germano Rosinke
  E-mail: joao.rosinke@ifmt.edu.br , proad@ifmt.edu.br
  Telefone: (65) 3616-4119
 
– Diretor de Orçamento
  Vandervanio Osni Pacheco dos Santos
  E-mail: vandervanio.santos@ifmt.edu.br , proad@ifmt.edu.br
  Telefone: (65) 3616-4117

– Diretora de Administração
  Pâmella Elis Bandeira
  E-mail: pamella.bandeira@ifmt.edu.br , dadm@ifmt.edu.br
  Telefone: (65) 3616-4111

– Chefe do Departamento de Aquisições e Contratos
  Filipe Meirelles Gonçalves de Freitas
  E-mail: filipe.freitas@ifmt.edu.br
  Telefone: (65) 3616- 4178

 – Contratos 
  Helena Honorato Snowareski
  E-mail: helena.snowareski@ifmt.edu.br
  Telefone: (65) 3616-4152

  Rose Mary de Oliveira Ronchi
  E-mail: rose.ronchi@ifmt.edu.br
  Telefone: (65) 3616-4142

 – Coordenador Geral de Compras
  Paulo Cesar Ferreira de Moraes
  E-mail: paulo.moraes@ifmt.edu.br , compras@ifmt.edu.br
  Telefone: (65) 3616-4118

 – Licitação
  Thiago Costa Campos
  E-mail: thiago.campos@ifmt.edu.br
  Telefone: (65) 3616-4152

  Marieli Glaucia da Silva Faleiro
  E-mail: marieli.faleiro@ifmt.edu.br
  Telefone: (65) 3616-4118

– Chefe do Departamento de Contabilidade e Finanças
  
Rayonara Parente de Lima
  E-mail: rayonara.lima@ifmt.edu.br , contabilidade.rtr@ifmt.edu.br
  Telefone: (65) 3616-4127

– Coordenadora Geral de Execução Orçamentária e Financeira
   Nelci Soeli Raber
   E-mail: nelci.raber@ifmt.edu.br
   Telefone: (65) 3616-4120

   Solange Santana Belchior Schalm
   E-mail: solange.schalm@ifmt.edu.br
   Telefone: (65) 3616-4120

   Dagner Raffael Boaventura
   E-mail: dagner.boaventura@ifmt.edu.br
   Telefone: (65) 3616-4121

   Salma Nobre de Sousa
   E-mail: salma.sousa@ifmt.edu.br
   Telefone: (65) 3616-4129

– Conformista de Registro de Gestão
  Carlos Eduardo Santos
  E-mail: carlos.santos@ifmt.edu.br
  Telefone: (65) 3616-4110

– Conformista Contábil
  Jadde Auxiliadora de Amorim
  E-mail: jadde.amorim@ifmt.edu.br
  Telefone: (65) 3616-4127

  Debora Lethicia da Silva Rezende Avila
  E-mail: debora.rezende@ifmt.edu.br
  Telefone: (65) 3616-4127

– Almoxarifado
   José Ricardo Goncalves Duarte  
   E-mail: jose.ricardo@ifmt.edu.br
   Telefone: (65) 3616-4121

  Wesler Caporossi
  E-mail: wesler.marques@ifmt.edu.br
  Telefone: (65) 3616-4121

– Patrimônio
   Hebert Alexander Soares da Silva
   E-mail: hebert.silva@ifmt.edu.br
   Telefone: (65) 3616-4121

– Coordenador de Compras e Registro de Passagens
   Luciano Borges Sampaio
   E-mail: luciano.sampaio@ifmt.edu.br
   Telefone: (65) 3616-4129

Nesta seção estão os manuais, guias e orientações normativas elaborados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, relativo à licitações, contratos, execução orçamentária-financeira, patrimônio e outros.

  1. Manual de Compras Públicas e Boas Práticas Sustentáveis do IFMT
  2. Manual de Patrimônio do IFMT – 2º Edição 2019
  3. Mapa de Processos para Contratação de Bens e Serviços – UNAI/IFMT
  4. Manual Visual de Placas de Obras do IFMT – Edição 2020
  5. Instrução Normativa IFMT Nº 02, de 10 de junho de 2019 (Revoga a IN IFMT N° 02, de 27/01/2015) Compras Compartilhadas
  6. Instrução Normativa IFMT N° 02, de 23 de janeiro de 2020. (Revoga a Portaria IFMT nº 1.013, de 05 de junho de 2014, a Portaria IFMT nº 432, de 17 de fevereiro de 2017 e a Portaria IFMT nº 76, de 13 de janeiro de 2020.) Regulamenta a Concessão de Diárias e Passagens em viagens nacionais e internacionais no âmbito do IFMT
  7. Manual de Redação da Presidência da República – 3ª edição 2018
  8. Cartão de Suprimento de Fundos: perguntas e respostas – CGU
  9. Suprimento ou sofrimento de fundos? – MPF 2ª Edição
  10. Aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar, FNDE, 2018
  11. Manual de apoio para atividades técnicas do nutricionista no âmbito do PNAE, FNDE, 2018
  12. Check-list para cursos de capacitação – Contratação de instrutor pessoa física – pagamento por Gratificação de Encargos de Cursos e Concursos
  13. Manual de Procedimentos – Aplicação de Sanções Contratuais no âmbito do IFMT (Dez/2020)
  14. Manual de Gestão e Fiscalização de Contratos de serviços terceirizados com dedicação exclusiva de mão de obra do IFMT
  15. Manual de Auditoria de Obras Públicas. Processo de Trabalho e Gestão Paradigma. CGU, 2018.

Modelo de Plano de Trabalho para celebração de TED com a SETEC/MEC

Relatórios e obrigações contábeis para encerramento do exercício:

  1. Relatório de Inconsistências Contábeis;
  2. Questionário de Afirmações nas Demostrações Contábeis;
  3. Declaração do Contador para o Relatório Gestão.

Prestação de Contas Anuais do IFMT

A Prestação de Contas Anual é um dever estabelecido na Constituição que obriga tanto o Presidente da República quanto os administradores de órgãos e entidades do setor público (arts. 70 e 71 da Constituição Federal). Ao Presidente cabe prestar as contas consolidadas de todo o governo. Aos demais administradores, cabe prestar contas dos resultados alcançados na gestão dos recursos confiados à sua responsabilidade em face dos objetivos de interesse coletivo estabelecidos pelo poder público (accountability). Essa prestação de contas toma a forma de uma autoavaliação.

 Os procedimentos e regras, os conceitos fundamentais, os princípios básicos e os elementos de conteúdo para elaboração dessa avaliação são definidos pelo TCU em atos normativos. Essas normas também definem as Unidades Prestadoras de Contas da Administração Pública Federal (UPC) que devem prestar contas do valor público gerado, preservado ou entregue à sociedade e do uso apropriado dos recursos que lhes foram entregues para isso.

O propósito da prestação de contas é assegurar a transparência e a responsabilidade na administração pública, bem como dar suporte às decisões de alocação de recursos, promover a defesa do patrimônio público e, sobretudo, informar aos cidadãos, que são os usuários dos bens e serviços produzidos pela administração pública e principais provedores dos recursos para o seu funcionamento.

A prestação de contas anual das organizações do setor público deve proporcionar uma visão estratégica e de orientação para o futuro quanto à sua capacidade de gerar valor público em curto, médio e longo prazos, bem como do uso que fazem dos recursos públicos e seus impactos na sociedade. Se constitui assim em um dos principais instrumentos democráticos de comunicação entre governo, cidadãos e seus representantes.

Espera-se que as prestações de contas das organizações do setor público forneçam informações para subsidiar avaliações em questões como:

  • se a entidade prestou seus serviços à sociedade de maneira eficiente e eficaz;
  • se a capacidade da entidade para prestar serviços melhorou ou piorou em comparação com exercícios anteriores;
  • quais são os recursos atualmente disponíveis para gastos futuros, e até que ponto há restrições ou condições para a utilização desses recursos;
  • a extensão na qual a carga tributária, que recairá sobre os contribuintes em períodos futuros para pagar por serviços correntes, ou o endividamento, tem evoluído.

A tabela abaixo apresenta a relação dos documentos que compõem a Prestação de Contas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). 

AnoDecisão Normativa do TCURelatório de GestãoParececer da Auditoria InternaParecer de ColegiadoRecibo de EnvioRelatório de Auditoria Anual de Contas da CGUDeclaração de PublicaçãoAcórdão de Julgamento
2022
Relatorio Audin

Parecer Auditor
Não se aplicaA iniciarNão se aplicaNão se aplica
2021
Parecer – TCU

Parecer – CGU
A iniciarNão se aplicaA iniciarNão se aplicaNão se aplica
2020Não se aplicaNão foi emitidoNão se aplicaNão se aplica
2019Não foi emitidoNão se aplica
2018Não foi emitidoNão se aplica
2017Não foi emitidoNão se aplica
2016Não foi emitidoNão se aplica
2015Não foi emitidoNão foi emitidoNão foi emitidoNão se aplica
2014Não foi emitidoNão foi emitidoNão foi emitidoNão se aplica
2013Não foi emitidoNão foi emitidoNão foi emitidoNão foi emitidoNão foi emitidoAcórdão nº 3.077/2015/TCU-1ª Câmara
2012Não foi emitidoNão foi emitidoNão foi emitidoNão foi emitidoNão foi emitidoNão se aplica
2011Não foi emitidoNão foi emitidoNão foi emitidoNão foi emitidoNão se aplica
2010Não foi emitidoNão foi emitidoNão foi emitidoNão foi emitidoNão foi emitidoNão se aplica
2009Não foi emitidoNão foi emitidoNão foi emitidoNão foi emitidoNão se aplica

A PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

A Pró-Reitoria de Administração (Proad) é a instância encarregada dos assuntos relativos ao planejamento, administração, gestão orçamentária, financeira e patrimonial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). É de sua competência a administração das contas, o gerenciamento da execução orçamentária, a prestação de contas dos investimentos e gastos do IFMT por meio de balancetes, além de receber oficialmente os recursos federais a que a instituição tem direito.

A responsabilidade atribuída à Proad decorre da obrigação do IFMT de aplicar corretamente os recursos a que tem direito junto ao Ministério da Educação. O controle contábil e orçamentário de todas as receitas e despesas do IFMT contribui para a geração de benefícios para a comunidade acadêmica, como a manutenção e aprimoramento das instalações físicas da Reitoria e das unidades espalhadas pelo estado de Mato Grosso.

A Proad tem por objetivo desenvolver ações voltadas à comunidade acadêmica e à sociedade em geral, mediante a promoção da transparência na gestão dos recursos públicos administrados pelo IFMT.

Em termos gerais, os objetivos da Proad são:

  • Gerenciar a execução orçamentária, financeira e patrimonial do IFMT;
  • Elaborar a prestação de contas anual do IFMT;
  • Promover o controle contábil dos recursos federais e dos gastos e investimentos do IFMT;
  • Garantir a transparência na aplicação dos recursos financeiros, assegurando à sociedade em geral o acesso às contas do IFMT.

ghfghfg

Pró-Reitor de Administração – CD-02
João Germano Rosinke – Economista
Telefone: (65) 3616-4119
E-mail: joao.rosinke@ifmt.edu.br
Horário de trabalho: 08h às 12h – 14h às 18h
Currículo Lattes

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO

DIRETORIA DE ORÇAMENTO

Diretor de Administração – CD-03
Filipe Meirelles Goncalves de Freitas – Administrador
Telefone: (65) 3616-4111
E-mail: filipe.freitas@ifmt.edu.br
Horário de trabalho: 08h às 12h – 14h às 18h
Currículo Lattes

Diretor de Orçamento – CD-03
Vandervanio Osni Pacheco dos Santos – Contador
Telefone: (65) 3616-4117
E-mail: vandervanio.santos@ifmt.edu.br
Horário de trabalho: 08h às 12h – 14h às 18h
Currículo Lattes

DEPARTAMENTO DE LICITAÇÕES E SERVIÇOS

DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS

Chefe do Departamento de Licitações e Serviços – CD-04
Paulo Cesar Ferreira de Moraes – Assistente em Administração
Telefone: (65) 3616-4178
E-mail: paulo.moraes@ifmt.edu.br
Horário de trabalho: 08h às 12h – 14h às 18h
Currículo Lattes

Chefe do Departamento de Contabilidade e FinançasCD-04
Rayonara Parente de Lima – Contador
Telefone: (65) 3616-4127
E-mail: rayonara.lima@ifmt.edu.br
Horário de trabalho: 08h às 12h – 14h às 18h
Currículo Lattes

LICITAÇÕES

COORDENAÇÃO GERAL DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA

Thiago Costa Campos – Administrador
Telefone: (65) 3616-4118
E-mail: Thiago Costa Campos
Horário de trabalho: 08h às 12h – 14h às 18h
Currículo Lattes

Coordenadora Geral de Execução Orçamentária e Financeira – CD-04
Nelci Soeli Raber – Técnico em Contabilidade
Telefone: (65) 3616-4120
E-mail: nelci.raber@ifmt.edu.br
Horário de trabalho: 08h às 12h – 14h às 18h
Currículo Lattes

Marieli Glaucia da Silva Faleiro – Assistente em Administração
Telefone: (65) 3616-4118
E-mail: marieli.faleiro@ifmt.edu.br
Horário de trabalho: 08h às 12h – 14h às 18h
Currículo Lattes

Solange Santana Belchior Schalm – Assistente em Administração
Telefone: (65) 3616-4127
E-mail: solange.schalm@ifmt.edu.br
Horário de trabalho: 08h às 12h – 14h às 18h
Currículo Lattes

Sebastiao Cesar Dias Goncalves de Moura – Auxiliar em Administração
Telefone: (XX) XXXX-XXXX
E-mail: sebastiao.moura@ifmt.edu.br
Horário de trabalho: 08h às 12h – 14h às 18h

Dagner Raffael Boaventura– Tecnólogo Formação
Telefone: (65) 3616-4121
E-mail: dagner.boaventura@ifmt.edu.br
Horário de trabalho: 08h às 12h – 14h às 18h
Currículo Lattes

CONTRATOS

Helena Honorato Snowareski – Tecnologo de Formação
Telefone: (xx) xxxx-xxxx
E-mail: helena.snowareski@ifmt.edu.br
Horário de trabalho: 08h às 12h – 14h às 18h
Currículo Lattes

Salma Nobre de Sousa – Auxiliar em Administração
Telefone: (65) 3616-4129
E-mail: salma.sousa@ifmt.edu.br
Horário de trabalho: 08h às 12h – 14h às 18h
Currículo Lattes

Rose Mary de Oliveira Ronchi – Auxiliar em Administração
Telefone: (xx) xxxx-xxxx
E-mail: rose.ronchi@ifmt.edu.br
Horário de trabalho: 08h às 12h – 14h às 18h
Currículo Lattes

Chefe do Departamento de Contabilidade e FinançasCD-04
Rayonara Parente de Lima – Contador
Telefone: (65) 3616-4127
E-mail: rayonara.lima@ifmt.edu.br
Horário de trabalho: 08h às 12h – 14h às 18h
Currículo Lattes

ALMOXARIFADO

Wesler Benedito Caporossi Costa Marques  – Assistente em Administração
Telefone: (XX) XXXX-XXXX
E-mail: wesler.marques@ifmt.edu.br
Horário de trabalho: 07h às 13h

Luiz Guilherme Souza Lima – Assistente em Administração
Telefone: (65) 3616-4121
E-mail: luiz.guilherme@ifmt.edu.br
Horário de trabalho: 08h às 12h – 14h às 18h
Currículo Lattes

ESTAGIARIOS

Emily Amanda Lopes Rodrigues – Estagiária
Telefone: (65) 3616-4152
E-mail: emily.rodrigues@colaborador.ifmt.edu.br
Horário de trabalho: 07h às 13h
Currículo Lattes

Maryanna Alcina Lima Diniz – Estagiária
Telefone: (65) 3616-4121
E-mail: maryanna.diniz@colaborador.ifmt.edu.br
Horário de trabalho: 08h às 12h – 14h às 18h
Currículo Lattes

Colaboradores

Gabryel Henryque De Carvalho Bielisque – Agente Administrativo
Telefone: (65) 3616-4143
E-mail: henryque.bielisque@colaborador.ifmt.edu.br
Horário de trabalho: 08h às 12h – 14h às 18h
Currículo Lattes

Igor Portela Liparotti – Agente Administrativo
Telefone: (65) 3616-4152
E-mail: igor.p@colaborador.ifmt.edu.br
Horário de trabalho: 08h às 12h – 14h às 18h