Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPES) é o órgão executivo que planeja, superintende, coordena, fomenta e acompanha as atividades e políticas de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica integradas ao ensino e à extensão, bem como promove ações de intercâmbio com instituições e empresas na área de fomento à pesquisa, ciência, tecnologia e inovação tecnológica.

Resolução CONSUP 25/2018 – Regimento Geral do IFMT.

Art. 79.A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação compreende:
I – Diretoria de Pesquisa e Inovação;
II – Diretoria de Pós-Graduação.

Art. 80.Compete à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação:
I – atuar no planejamento estratégico e operacional do Instituto, com o propósito de definir as prioridades nas áreas de pós-graduação, pesquisa e inovação;
II – atuar, em articulação com a Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas, na elaboração e na execução do plano de capacitação de servidores do IFMT em programas de pós-graduação;
III – propor políticas, diretrizes e regulamentações relativas às atividades de pesquisa, pós-graduação e inovação, desenvolvidas no âmbito do Instituto, bem como avaliar sua implementação;
IV – executar políticas e diretrizes relativas às atividades de pesquisa, pós-graduação e inovação, definidas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Inovação, Extensão e Cultura e pelo Conselho Superior;
V – promover ações de difusão científica no âmbito de sua área de influência, através de Grupos de Pesquisas Institucionais;
VI – elaborar, publicar e supervisionar os editais para seleção de bolsistas e projetos, a serem apoiados pelas políticas institucionais de incentivo à realização de pesquisas desenvolvidas pelo IFMT;
VII – elaborar, publicar e supervisionar os editais para seleção de servidores para bolsa de capacitação, apoiados pelas políticas institucionais;
VIII – fomentar a divulgação do conhecimento científico em periódicos de circulação nacional e internacional;
IX – promover a publicação de materiais bibliográficos, visando à difusão da produção intelectual do Instituto, através da edição de livros, de anais de eventos, revistas institucionais e de periódicos científicos;
X – analisar a adequação dos programas de pós-graduação, pesquisa e inovação, suas atualizações acerca do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e da legislação pertinente;
XI – orientar, coordenar e avaliar as atividades acadêmicas de pós-graduação;
XII – coordenar e acompanhar os processos de avaliação de programas de pós-graduação, pesquisa e inovação, propondo abertura e desativação;
XIII – assessorar, na área de sua competência, o órgão responsável quanto à definição de critérios para concursos e processos seletivos simplificados de servidores;
XIV – zelar pelo cumprimento das normas e dos regulamentos relacionados aos cursos de pós-graduação e das atividades de pesquisa e inovação;
XV – propor e submeter para aprovação do CONSEPE o Calendário Acadêmico dos Programas de Pós-Graduação;
XVI – propor normas de funcionamento dos colegiados dos cursos de pós-graduação;
XVII – garantir, quanto à avaliação e ao desenvolvimento dos projetos de pesquisa, de empreendedorismo e de inovação, uma política de equidade entre os campi;
XVIII – orientar e acompanhar as ações relativas à pesquisa aplicada, pós-graduação e inovação;
XIX – promover, em articulação com as pró-reitorias e diretorias, a interlocução com entidades e organizações públicas e privadas, visando à captação de recursos para o financiamento de projetos de pesquisa, de pós-graduação e de inovação;
XX – propor e analisar convênios com entidades que desenvolvem atividades de pós-graduação, pesquisa e inovação;
XXI – propor, anualmente, a matriz orçamentária necessária para a implementação das políticas da pró-reitoria;
XXII – manter intercâmbio com instituições responsáveis pelas políticas de fomento à pesquisa, pós-graduação e inovação;
XXIII – promover, em conjunto com os campi, a socialização dos resultados das atividades de pesquisa e inovação;
XXIV – viabilizar e promover orientações para discentes, docentes e técnicos administrativos do IFMT, no processo de buscas e consultas a bancos e bases de dados nacionais e internacionais;
XXV – fomentar e supervisionar a participação de pesquisadores da instituição em programas de pesquisa, inovação e capacitação, envolvendo intercâmbio e/ou cooperação técnica entre instituições públicas e privadas;
XXVI – articular as ações de pesquisa ao ensino e à extensão;
XXVII – assessorar a consolidação dos Grupos de Pesquisa em todos os campi;
XXVIII – promover e acompanhar o desenvolvimento de projetos de pesquisa;
XXIX – promover e acompanhar o desenvolvimento de programas de capacitação em nível de pós-graduação;
XXX – representar o IFMT nos fóruns específicos da área;
XXXI – apresentar à Reitoria o relatório das atividades realizadas no exercício, para composição do Relatório de Gestão do IFMT;
XXXII – estabelecer e monitorar as metas físicas e os indicadores da sua área de atuação;
XXXIII – acompanhar a execução do planejamento orçamentário e financeiro dos recursos destinados às ações da pró-reitoria;
XXXIV – zelar pelo cumprimento de prazos, pela qualidade e regularidade na alimentação dos dados solicitados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
Epaminondas de Matos Magalhães
epaminondas.magalhaes@ifmt.edu.br
(65) 3616-4113
https://lattes.cnpq.br/4813224250543689

Diretor de Pesquisa e Pós Graduação
Erineudo de Lima Canuto
erineudo.canuto@ifmt.edu.br
(65) 3616-4114
https://lattes.cnpq.br/0853144858345068
Silvana Santos da Cruz
silvana.cruz@ifmt.edu.br
(65) 3616-4180
https://lattes.cnpq.br/3621854969544536
Chefe de Departamento de Inovação Tecnológica
Fernanda Marques Caldeira
fernanda.caldeira@ifmt.edu.br
(65) 3616-4182
https://lattes.cnpq.br/7352282092494847
Eliel Batista da Silva
eliel.silva@ifmt.edu.br
(65) 3616-4182
https://lattes.cnpq.br/6045500627904378
Coordenador de Iniciação Científica
Diego Matias Escobar
diego.escobar@ifmt.edu.br
(65) 3616-4183
https://lattes.cnpq.br/3059333180166806
Ana Izabel Duarte Lima Neves
ana.neves@ifmt.edu.br
(65)3616-4130
https://lattes.cnpq.br/9668801714863506
Eneida Costa Queiroz
eneida.queiroz@ifmt.edu.br
(65) 3616-4183
https://lattes.cnpq.br/5303707550791264
Marcos Vinicius Rodrigues Davino
marcos.davino@ifmt.edu.br
(65) 3616-4130
lattes.cnpq.br/0352377503498062

Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

Epaminondas de Matos MagalhãesPró-Reitor07:30 a 11:30 e 13:00 a 17:00
Erineudo de Lima CanutoDiretor de Pesquisa e Pós-Graduação08:30 a 12:00 e 13:00 a 17:30
Silvana de Alencar SilvaPedagogaAfastada para Pós-Graduação
Silvana Santos da CruzAdministradora09:00 a 12:00 e 13:00 a 18:00
Eliel Batista da SilvaTecnólogo em Gestão Pública09:00 a 12:00 e 13:00 a 18:00
Diego Matias EscobarCordenador de Iniciação Científica08:00 a 12:00 e 13:00 a 17:00
Eneida Costa QueirozAssistente em Administração08:00 a 12:00 e 13:30 a 17:30
Marcos Vinicius Rodrigues DavinoAssistente em Administração07:30 a 11:30 e 13:00 a 17:00
Ana Izabel Duarte Lima NevesAssistente em Administração7:00 a 12:00h e 13:00 a 16:00

Entre em contato com a Ouvidoria do IFMT pelos seguintes canais:

  • e-mail: ouvidoria@ifmt.edu.br
  • telefone: (65) 3616-4155

Acesse a página da Ouvidoria: https://ouvidoria.ifmt.edu.br/

Abaixo as ações da PROPES:

   
Ações

Jornadas de Pesquisa e Extensão dos Campi
WorkIF 2014
WorkIF 2015       
Convênios
Minter em Computação
Universidade Federal Fluminense;Minter em Educação
Universidade Federal de Goiás;Minter em Educação
Universidade Estadual do Rio de Janeiro;Minter em Assessoria de Administração
Instituto Politécnico do Porto em Portugal;Minter em Contabilidade em Finanças
Instituto Politécnico do Porto em Portugal;Dinter em Sociologia
Universidade Federal de São Carlos.

 

Compromissos da Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação

 

Compromissos da Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação

Os períodos sem agendamento prévio são dedicados a atividades de expediente e de funcionamento do setor