Campus Avançado de Diamantino
Publicado: 01/02/2024 10h23
Atualizado em: 04/04/2024 13h38
Compartilhe:
Fachada do Campus Avançado de Diamantino (foto: arquivo)

O Campus Avançado Diamantino tem seu início legalizado por meio da Portaria de criação nº 505 de 10/06/2014. De acordo com a Secretaria de Planejamento do Estado de Mato Grosso, a região onde está inserido o campus  pertence a uma das doze regiões de Planejamento do Estado e atende aos seguintes municípios: Alto Paraguai, Arenápolis, Nobres, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Maringá, Rosário Oeste e São José do Rio Claro.

A criação do IFMT Campus Avançado Diamantino faz parte da política nacional de expansão dos Institutos Federais de Educação pelo interior dos estados brasileiros. A criação de novas unidades leva em consideração alguns critérios, entre os quais, optou-se por destacar os seguintes: (i) interiorização da oferta pública de educação profissional e ensino superior; (ii) atendimento aos municípios situados em região não atendida por escolas federais; (iii) fortalecimento dos arranjos produtivos locais e regionais e, por fim, (IV) áreas com demandas por educação técnica e profissional.

O IFMT Campus Avançado Diamantino constitui a primeira instituição federal de educação profissional e tecnológica da Região Diamantino, sendo assim, a oferta de vagas para os cursos técnicos não ficam restritas aos limites territoriais do município, mas estão disponíveis para a região, no sentido de atender os anseios da população por educação técnica e profissional.

A escolha da forma integrada considerou as demandas da população local e regional, identificadas com a realização da pesquisa para definir os cursos técnicos integrados a serem implantados no IFMT Campus Avançado Diamantino a partir do ano de 2016. Essa pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2015 e aplicada em nove municípios (Alto Paraguai, Arenápolis, Diamantino, Nobres, Nortelândia, Nova Marilândia, Rosário Oeste, São José do Rio Claro e Santo Afonso) e ouviu 2.670 pessoas, organizadas por segmento social. Deste total, 91% das pessoas ouvidas foram trabalhadores e estudantes (figura 1). O segmento social formado por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental explicitou o interesse pelo curso técnico na forma integrada.

Veja os cursos ofertados no Campus Avançado de Diamantino

Categoria Tags