Extensão
Logo IFMT com PROEX

A EXTENSÃO

A Constituição Brasileira, no seu Artigo 207, dispõe que as Instituições de Ensino Superior deverão praticar uma educação edificada sobre três pilares: ensino, pesquisa e extensão, as quais devem ser equivalentes e merecer igualdade em tratamento, sempre obedecendo ao princípio da indissociabilidade.


A extensão implica, na realidade, em estender-se, em levar algo a algum lugar ou até alguém, numa ponte ou uma via de mão dupla que interliga o mundo acadêmico às práticas cotidianas das comunidades adjacentes ou distantes. Por essa via, o Instituto leva conhecimentos e/ou assistência à comunidade e recebe dela influxos positivos como retroalimentaçães, tais como suas reais necessidades, seus anseios, aspirações e, assim, também aprendendo com o saber dessas populações.


Por meio da extensão, o Instituto influencia e também é influenciado pela comunidade, possibilitando a troca de valores com o meio em que está inserido. Nessa interação almeja-se a construção de um conhecimento tenaz, como ferramenta promotora do desenvolvimento local e melhoria da qualidade de vida das populações.

A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) do IFMT é o órgão executivo que planeja, superintende, coordena, fomenta e acompanha as atividades e políticas de extensão e relações com a sociedade, articuladas ao ensino e à pesquisa, junto aos diversos segmentos sociais.


As ações de extensão, portanto, constituem um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, para viabilizar a relação transformadora entre o Instituto Federal de Mato Grosso e a sociedade.

MISSÃO, VISÃO E VALORES DA PROEX

Missão: Desenvolver ações de extensão de forma participativa, profissional e inovadora.

Visão: Ser reconhecida no IFMT pela excelência no atendimento e como vanguarda em ações de extensão.

Valores:

  • Inclusão: social, cultural, econômica e de gênero;
  • Inovação: reinventar para atender melhor;
  • Integração: fortalecer ações e relações.

Projeto de Extensão é a ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, desportivo, científico ou tecnológico, com metas específicas a curto e médio prazo, dependendo do Edital, necessariamente envolvendo a comunidade externa para a produção de conhecimentos, técnicas e tecnologias, visando atendimento a demandas sociais. 

Os projetos são submetidos por servidores, no “SUAP” módulo extensão, em edital vigente com ou sem fomento, sendo obrigatório ao menos um discente na equipe que poderá ser composta por servidores e colaboradores voluntários.

Em editais com fomentos, a Bolsa de Extensão, que é uma remuneração paga a título de ajuda de custo, pelo trabalho realizado nos programas e projetos da Extensão, é paga de acordo com suas especificidades para atender aos gastos da realização / desenvolvimento do projeto de extensão.

Acesse também os nossos tutoriais em vídeo disponíveis para cada público-alvo.

Tem interesse ou surgiu alguma dúvida? Entre em contato com a equipe do Apoio à Projetos da PROEX por um de nossos canais de comunicação:


Clique aqui

Clique aqui

(65) 99924-5636

Programa de Extensão é o conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, preferencialmente de caráter multidisciplinar e integrado a atividades de pesquisa e de ensino, envolvendo a participação de discentes (FORPROEXT, 2015)

Desde a Resolução CONSUP Nº 06/2015, que transferiu a gestão da Ativa Incubadora de Empresas do Agronegócio para a Pró-reitoria de Extensão – PROEX, aumentando seu escopo (todas as vertentes de empreendedorismo demandadas ao IFMT) e área territorial (de região sul de MT para todo o estado de MT), a PROEX iniciou estudos e atividades para criação, estruturação, implantação e implementação de programas de extensão próprios.

Atualmente, a PROEX / IFMT tem desenvolvido 04 programas de extensão e 01 do Governo Federal (Pronatec).

O Mapeamento de Processos é uma técnica geral utilizada por empresas para entender de forma clara e simples como uma unidade de negócio está operando, enquanto ferramenta gerencial, tem como objetivo identificar as informações, o fluxo, as partes envolvidas, capacidades, competências e recursos para atender todos os componentes necessários fazendo com que todas as atividades de uma empresa ou negócio saiam conforme o planejado, com poucas alterações e sem problemas.

Dessa forma, apresentamos abaixo os Mapeamentos de Processos das atividades de extensão desenvolvidas no IFMT. Os mapeamentos são atualizados pelo menos 01 (uma) vez ao ano, conforme demanda e reavaliação da execução dos processos.

– Projetos de Extensão

– PRONATEC GeralPRONATEC Matrículas

– Estágio Curricular Não Obrigatório

– Estágio Curricular Obrigatório

– Acompanhamento de Egressos

– Formação Inicial e Continuada

– Empreendedorismo

– Visita Técnica: Na cidadeEm Outra Cidade

– Convênio: CampusReitoria

– Jogos dos IF’s

TEXTO SOBRE DESPORTO

Compreende em três grandes eventos dentro do Instituto:

Os Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso – JIFMT tem sido um grande evento esportivo educacional, que promove desporto, confraternização e integração da comunidade escolar do nosso instituto.
Através de deliberação no CONIF, os JIFMT fazem parte de um amplo programa desportivo da rede de educação profissional e tecnológica, sendo a sua realização, premissa e condição para participação do IFMT nos JIF’s Etapa regional e JIF’s Etapa Nacional.
Os JIF’S possuem os seguintes objetivos:
– Promover dentre os Campi do IFMT ampla mobilização da juventude estudantil em torno da democratização do esporte e lazer, educando o jovem pela prática desportiva escolar, difundindo e reforçando cada vez mais a construção da cidadania e os ideais do movimento olímpico, direcionados para a construção de um mundo melhor, mais pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade e cultura da paz;
– Introduzir, diante da convivência com diferenças culturais, sociais e morais, possibilidades para que o aluno vivencie a realidade construída a partir de pontos de vista diversos;
– Proporcionar aos alunos um ambiente de convivência com as diversidades culturais e sociais, buscando a integração entre eles;
– Utilizar o desporto como meio de educação, a formação moral do cidadão e desenvolvimento da sua saúde física e mental.

FOTOS DOS MASCOTES PARA DIRECIONAR À PÁGINA DE CADA UM

O evento denominado JOGOS ELETRÔNICOS DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO (eJIFMT GAMES), segue os princípios dos Jogos Eletrônicos das Instituições Federais alicerçado no Programa de Expansão da Educação Profissional e baseia-se nos seguintes princípios:
§1º – Da Democracia: assegurando o direito à práticas desportivas formais e não formais, preconizado pelo Art. 217 da Constituição Federal de 1988;
§2º – Do Conhecimento: Propiciando a prática do esporte eletrônico e do lazer de forma consciente e participativa;
§3º – Da Educação: Atuando de forma integral, considerando as habilidades e capacidades, os valores sócio-culturais, os aspectos afetivos e cognitivos dos educando;
§4º – Do Respeito à Cidadania: Estimulando o entendimento e aplicação das regras esportivas, o respeito aos adversários e da valorização do companheirismo;
§5º – Da Humanização: Proporcionando ao estudante vivenciar o prazer, a socialização e o respeito às diferenças, provocado pelo lúdico esportivo e valorizando-o como sujeito de toda ação.

ALGO PARA DIRECIONAR À PÁGINA DE CADA UM

É uma promoção do IFMT, por meio da Pró-reitoria de Extensão – PROEX e do Núcleo de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida do Trabalho/DSGP, aos servidores do IFMT.

ALGO PARA DIRECIONAR À PÁGINA DE CADA UM

O IFMT tem atuado com a incubação de empreendimentos desde 16/09/2004 quando o Conselho Diretor do então Centro Federal de Educação Tecnológica de Cuiabá-MT – CEFET-CUIABÁ, atual IFMT Campus São Vicente, criou, por meio da Resolução nº 04/2004, a Ativa Incubadora de Empresas em Agronegócios, posteriormente, em 28/04/2016, a reitoria do IFMT, por meio da Resolução nº 006/2015 assumiu a gestão da denominada de Ativa Incubadora de Empresas do IFMT com o objetivo de potencializar e ampliar sua atuação para os demais campi do IFMT.

A incubadora de empresas (Ativa) é um Programa vinculado à Pró-reitoria de Extensão, criado com o objetivo de promover empreendimentos inovadores, oferecendo suporte a empreendedores para que eles possam desenvolver ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso. Para isso, oferece infraestrutura e suporte gerencial, orientando os empreendedores quanto à gestão do negócio e sua competitividade, entre outras questões essenciais ao desenvolvimento de uma empresa.

Para conhecer melhor a Ativa Incubadora acesse o seu Regimento, o qual foi aprovado pela Resolução nº 84/2017 do CONSUP.

A Ativa é um ambiente oferecido pelo IFMT para empreendedores tradicionais ou solidários que desejam desenvolver produtos ou serviços inovadores, contando com apoio técnico, gerencial e tecnológico do Instituto Federal e das instituições parceiras, com finalidade de torná-los empreendimentos inovadores de sucesso e sustentáveis.

Sua área de incubação e atuação, que esteve centrada no IFMT campus São Vicente, passou por reestruturação para que todos os 14 campi e 05 campi avançados também atuem, contribuindo na promoção do desenvolvimento local.

Dentre muitas ações realizadas pela Incubadora, temos a pré-incubação e a incubação de negócios inovadores:

  • A pré-incubação consiste em capacitações e mentorias, de forma que os empreendedores consigam definir claramente o tripé de sustentação do negócio (problema ou necessidade, cliente e solução), elaborando modelagem do negócio e o protótipo, por meio do qual poderá identificar e visualizar o potencial de escalabilidade e reprodução do produto ou serviço. Neste processo, o objetivo é o desenvolvimento e a validação do negócio. Este processo deverá ter duração mínima de 2 (dois) meses e máxima de 12 (doze) meses.
  • O objetivo da incubação na Ativa é apoiar empreendedores iniciantes ou micro e pequenos empreendimentos que estejam passando por crise, para que sejam capazes de estabelecer e gerenciar um negócio de sucesso, garantindo, em prazo determinado, a autonomia e a autossustentação da empresa no mercado. Este processo deverá ter duração mínima de 6 (seis) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses.

Atualmente temos 14 Núcleos da Ativa funcionando nos campi: Alta Floresta, Barra do Garças, Cuiabá- Bela Vista, Cáceres, Confresa, Cuiabá – Octayde Jorge da Silva, Diamantino, Juína, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Vicente, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.

O campus que tem interesse em habilitar Núcleo precisa elaborar um Projeto de Criação do Núcleo Incubador da Ativa constando:
a) Identificação do Campus;
b) Equipe do Setor de Extensão (nome dos servidores);
c) Portaria de nomeação do Gerente Local; Portaria de nomeação da Comissão Técnica (nomes)
e Portaria de nomeação do Conselho Gestor (nomes);
d) Horário de funcionamento e Áreas de atuação do Núcleo Incubador e Relação ensino, pesquisa e extensão;
e) Caracterização da Infraestrutura destinada ao Núcleo Incubador;
f) Objetivos;
g) Descrição e metodologia das principais atividades a serem desenvolvidas no ano corrente, como por exemplo: pré-incubação ou incubação de empresas, acompanhamento de empresas juniores, eventos, capacitações,
qualificações, participações em eventos de empreendedorismo e inovação e outras atividades correlatas;
h) Resultados e impactos esperados;
i) Inserir as Referências Bibliográficas;
j) Cronograma de execução.


O  Projeto de Criação do Núcleo Incubador da Ativa deverá ser submetido no Módulo Extensão – SUAP no período de inscrições do Edital de Habilitação de Núcleo que é publicado todo ano. O Programa IFMT Júnior é vinculado à Ativa Incubadora de Empresas do IFMT e consiste em incentivar e estimular a capacidade empreendedora dos discentes do IFMT, contribuindo para a formação de profissionais mais qualificados para o mundo do trabalho. Também visa fomentar o empreendedorismo no IFMT auxiliando o desenvolvimento local e regional.

Listamos abaixo os produtos e serviços ofertados pela Extensão no IFMT, clique nas imagens para obter mais informações:

NOME DO CURSOPROGRAMA IFMT VINCULADOCOORDENAÇÃOCONTATO
Capoeira: Patrimônio Imaterial da Humanidade – Noções Básicas para Monitoria de Oficinas CulturaisDom Pedro CasaldáligaLuciana Monteiro de Camposluciana.monteiro@ifmt.edu.br
Migrantes e imigrantes: ensino de língua portuguesa, direitos trabalhistas, promoção da saúde, da qualidade de vida e empreendedorismo para a promoção da cidadania em Lucas do Rio Verde.Dom Pedro CasaldáligaViviane da Silva Santosviviane.santos@ifmt.edu.br
Condutor de turismo Ambiental, ALF -MT.Dom Pedro CasaldáligaLeticia de Oliveira Rosaleticia.rosa@ifmt.edu.br
Curso FIC – Produção de Hortaliças Casa das MariasDom Pedro CasaldáligaFranciele Caroline de Assis Valadaofranciele.valadao@ifmt.edu.br
Entre a natureza, tintas e encantos: capacitação técnica de mulheres Quilombolas para pintura em aquarelaDom Pedro CasaldáligaSergio Gomes da Silvasergio.gomes@ifmt.edu.br
Avicultura caipira: Criação de frangos de corteDom Pedro CasaldáligaMarcelo Franco Leaomarcelo.leao@ifmt.edu.br
Uso da Apicultura como Fonte Alternativa de Renda para Pequenos Produtores do Assentamento Roncador – MTDom Pedro CasaldáligaMarcos Cione Fernandes da Silvamarcos.cione@ifmt.edu.br
COMPOSTAGEM SEM MISTÉRIOSDom Pedro CasaldáligaSimone Raquel Caldeira Moreira da Silvasimone.silva@ifmt.edu.br
CURSO PRÁTICO: FABRICAÇÃO DE PRODUTOS DE LIMPEZA E COSMÉTICOS A PARTIR DE PLANTAS MEDICINAISDom Pedro CasaldáligaLisandra de Abreu Nerylisandra.nery@ifmt.edu.br
PRODUÇÃO DE MUDAS POR PROPAGAÇÃO VEGETATIVADom Pedro CasaldáligaDorival Pereira Borges da Costadorival.costa@ifmt.edu.br
Aproveitamento do Babaçu em propriedades de agricultores familiaresDom Pedro CasaldáligaTelma da Silva Aguiartelma.aguiar@ifmt.edu.br
“PRODUÇÃO DE DOMISSANITÁRIOS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE SANTA LUZIA DO BAIRRO MINEIRA DE RONDONÓPOLIS”Dom Pedro CasaldáligaLeonir Cleomar Jankeleonir.janke@ifmt.edu.br

Pró-Reitoria de Extensão
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Reitoria
Av. Senador Filinto Müller, nº 953, 1º andar – Bairro Duque de Caxias – Cuiabá – MT / CEP: 78043-400
E-mail: extensao@ifmt.edu.br Telefone: (65) 3616-4135 / 3616-4139